Ceramista de Itaipava, Solange Mano é apaixonada pela cidade e por sua história. Buscando resgatar um passado que não deve ser esquecido, contou a todos porque Itaipava é famosa por suas cerâmicas.
Alice Felzenswalb; Jorge Lopes ; Marcella de Amorim Guerra Duarte Uma das pioneiras da cerâmica artística do Rio de Janeiro Alice Felzenswalb falou sobre a cerâmica artística além de contar um pouco da sua trajetória até os dias de hoje com o trabalho de pesquisa de impressão cerâmica que foi desenvolvido em conjunto com os pesquisadores da PUC-Rio Jorge Lopes ; PhD em Design Products (Royal College UK), MSc em Engenharia de Producao (COPPE/UFRJ) além de Coordenador do Núcleo de Experimentação Tridimensional – DAD – PUC Rio e Marcella de Amorim Guerra Duarte
Inspirada em formas encontradas na natureza, como conchas, flores e sementes que flutuam no ar, Jennifer Maccurdy transmite ás suas obras o movimento da vida e usando a porcelana translúcida ela ainda usa as sombras como linguagem e passa as suas obras o movimento e as divergências entre o côncavo e o convexo.
MURAL CERÂMICO – MARCO DE SUPERAÇÃO PELA ARTE – Prof. ROSELI KIETZER MOREIRA- URB –Blumenau – SC
O ENSINO DE CERÂMICA NO ATELIER , EDUCAÇÃO NÃO FORMAL- ROSE MARY PINTO VALVERDE DE CARVALHO- RM Cer. Art- Juiz de Fora – MG –
Resumo: Pensando em preservar uma prática e registrar a produção de cerâmica os artistas Maurilio Souza e Rose Valverde iniciaram um trabalho conjunto no Atelier Ponto com Arte que teve como objetivo ampliar o ensino de modelagem em argila em Juiz de Fora. Buscando parcerias e realizando cursos de capacitação estão aos poucos resgatando a imagem/memória do ofício do oleiro, mostrando que o aprendizado é constante e que os obstáculos não são intransponíveis.
A ceramista Magali Ercolin é uma especialista em esmaltes de baixa temperatura e mostrou a todos, os resultados de um ensaio que fez ,com esmaltes transparentes de baixa temperatura, sobre diferentes argilas nacionais.
Esta ceramista Chilena trabalha com naturalidade em todas as áreas da cerâmica mas é através de suas esculturas contemporâneas que ela consegue expressar sua força, energia e alegria.
10:30-11:30 – Erli Fantini – BH
Noborigama estilo Bizen: queima com forte deposição de cinzas – Proprietária de um forno noborigama, a ceramista Erli Fantini conhece como poucos as técnicas de queima a lenha.
O tema fala da Cerâmica Oti que tem sua origem no antigo ateliê escola Arteminas e que se tornou um projeto social com desenvolvimento de uma Cerâmica dentro da maior Instituição arte Contemporânea do Pais.
14:00-15:00 – Tacito Fernandes – Demonstração: Modelagem Manual
Todos partindo de uma mesma base.
Quem disse que só peças cilíndricas podem ser feitas no torno? Nesta demonstração o ceramista Roger Bally demonstrará várias outras formas e texturas obtidas no torno
Formas e recortes impressionantes marcam as obras desta ceramista americana.
8:00-9:00- Rogério C. de Godoi – Esmaltes cerâmicos da Dinastia Sung
O ceramista Rogério Godoy é um estudioso sobre o tema e contou sobre sua pesquisa sobre estes esmaltes e como reproduzi-los.
Roger Bally é um estudioso e um ceramista muito dedicado, ele expos à todos a sua pesquisa sobre esmaltes de ferro para alta temperatura .
O ceramista Marcelo Tokai contou como são produzidos os esmaltes feitos a partir da cinza de casca de arroz, cinza de eucalipto, feldspato e caulim extraído na natureza, processo de queima das cinzas e lavagem.
A importância das amizades na trajetória de um atelier e na solidez de um nome, e o peso dos amigos como instrumento de marketing na “economia criativa”.
Palestras Técnicas – Sala 1
14:00 – 14:40
IMPRESSÃO DE FOTOGRAFIA NA TÉCNICA DE RAKÚ- WAGNER FORTES -Juiz de Fora -MG