Desde que mudamos para o bairro Cascalho aqui em Tiradentes eu via a nossa vizinha, Dona Enedina, cuidando da sua horta. Há um mês atrás conversando com sua neta, Danielle, fiquei sabendo que Dona Enedina quando era jovem fazia assobios de argila e pequenas peças modeladas. Danielle ficou de perguntar a Dona Enedina se faria algumas peças para a gente ver.
Ela aceitou a proposta e alguns dias depois fui levar um pouco da argila que utilizamos para que ela pudesse experimentar. Enquanto conversávamos ela foi pegando o barro e começou a modelar um pássaro mostrando como ela fazia. Contou que o seu pai a ensinou a trabalhar com a argila e que depois de seca faziam um buraco no chão e punha lenha sob as peças e cobria por cima com cacos de telha. Alguns detalhes eram pintados em vermelho. Ela trabalhou com argila fazendo bichinhos e assobios dos 10 aos 17 anos quando se casou. Casou-se ainda jovem e teve dez filhos, dois morreram jovens. Tem quatro filhos homens e quatro mulheres e ainda criou duas netas.
Deixei então a argila com ela e sua neta fez alguns registros dessa modelagem. Ela confeccionou uma galinha com os pintinhos, um burrinho, um touro e vários pássaros/assobios.
No dia 26 de dezembro ela nos trouxe as peças prontas e colocamos para secar.
29 de novembro. Maurilio experimentando o assobio antes da queima em 900°.
Peças biscoitadas – queimadas a 900°:
Uma experiência muito bonita, nunca tinha visto esse processo de confecção de assobios e fiquei muito satisfeita que Dona Enedina tenha topada o desafio e relembrado seus tempos de menina.
A peça da esquerda foi a primeira que ela modelou enquanto conversávamos. Fiz um teste em duas peças pintando a asinha e o bico de vermelho com ela disse que fazia quando jovem. Gostamos do resultado e vamos expor algumas dessas peças em nosso atelier.
Enedina dos Prazeres de Freitas – 90 anos – nascida em 19 de janeiro de 1928.