No dia 22 de fevereiro foi o lançamento da primeira coleção de cerâmica artística de Rose Valverde e Maurilio Souza. Cerca de 70 peças constando de jarras, bol em tamanhos variados, xícaras e jogos para lanche. Confeccionadas com argilas nos tons tabaco e creme, com detalhes pintados à mão representando plantas e flores da região, as peças buscam a união entre elementos da natureza. O resultado são peças artísticas e utilitários que combinam praticidade com o rústico mantendo um visual leve.
22 de fevereiro de 2013 – Atelier Ponto com Arte – Juiz de Fora – Minas Gerais
Sete anos se passaram, diríamos que ainda estamos na primeira infância, mas sabemos que já realizamos muito nesses últimos anos.
Conhecemos Tiradentes em 2013, mas foi só em 2015 que nossa vontade de vir pra cá se tornou realidade. Passamos o carnaval aqui e já tínhamos em nossos planos a ideia de pesquisar aspectos da cidade e começarmos a concretizar nossa meta. Em outubro de 2015 nos mudamos para o Parque das Abelhas e no início de 2016 iniciamos nossas atividades.
Nesse mesmo ano começamos a construir nossa casa/atelier. Ao mesmo tempo que construíamos nossa casa eu me preparava para aposentar em Juiz de Fora. O Maurilio ficou com o encargo de produzir e acompanhar a construção da casa nova.
Finalmente em 2017, em julho, nos mudamos e começamos a organizar nosso atelier do jeito que queriamos.
Há três anos estamos com nosso atelier no Bairro Cascalho e agora em 22 de fevereiro vamos comemorar o aniversário da RM Cerâmica Artística – 07 anos de muito aprendizado, projetos e conquistas. Hoje temos mais de 80 itens diferentes em nossa produção e, apesar de nossas peças serem confeccionadas no torno uma a uma, conseguimos programar nossas coleções de utilitários e produzir em torno de mil peças anuais. O mais importante e que realizamos nosso trabalho com dedicação e muito amor. Gostamos de utilizar peças de cerâmica e apoiamos a campanha que tem surgido em muitos países que diz: mais argila, menos plástico.
Toda a água que utilizamos é decantada antes de ser descartada na rede pública. Isto permite a reutilização de argila ou esmalte que são transformadas em outras obras de arte. Temos um compromisso com a sustentabilidade, com a criatividade e a artesania.
Rose Valverde & Maurilio Souza