Iniciamos um atelier coletivo em Juiz de Fora chamado Atelier Ponto com Arte em 2011. Éramos cinco inicialmente e funcionamos a princípio com cursos variados. O Maurilio iniciou com a oficina de modelagem de figura humana em argila e entalhe e eu ensinava desenho, aquarela e pintura em tecido.
Iniciamos também um curso de modelagem no torno ministrado pelo oleiro Orlando Oliveira visando incentivar a formação nessa área que é muito escassa e aos poucos percebemos a necessidade de queimar as peças produzidas na oficina de modelagem o que nos levou a comprar um forno. Em 2012 começamos nossos testes iniciais, o Maurilio preparou uma exposição de esculturas que viria a ser exposta no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas e a partir dai começamos a planejar uma linha de utilitários em cerâmica. Nessa etapa inicial foi fundamental o auxílio de nossa amiga ceramista Kátia Lopes e da professora da UFJF Sandra Sato que dividiram conosco suas experiências e iniciamos a produção que culminou com o lançamento de nossa primeira coleção de cerâmicas em 22 de fevereiro de 2013.
Foram 16 modelos e um total de 70 peças que foram aumentando aos poucos conforme a solicitação de clientes e amigos. Em 2014 iniciamos uma capacitação promovida pela Associação Mãos de Minas de Belo Horizonte que orientou artesãos em todo o estado e que nos certificou em 2016 quando já estávamos residindo em Tiradentes – MG.
Nossa vinda para Tiradentes foi a decisão mais importante que realizamos e que possibilitou investirmos em mais qualidade de vida e a agradável experiência de fazermos o que amamos com dedicação e carinho.
Não vou me estender mais pois fiz um pequeno resumo desse período que pode ajudar a perceber um pouco dessa história.